quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Prova Teórica Geral

Todos sabem que a internet já disponibiliza dois conhecidos métodos de estudo para a prova teórica geral. Um deles são as 440 questões da FBTS e o outro, o famoso Show do Milhão. Saiba que a FBTS está mudando as provas teoricas. Algumas já são realizadas eletronicamente e com novas questões. Estas questões foram elaboradas baseadas na apostila da FBTS e estão bem mais difíceis. Como essa mudança é recente, muitos foram sacrificados. O indice de aprovação parece ser de menos de 5%. O certo é estudar pelas apostilas e não se esqueça que as atribuições do N1 e N2 são muito importantes e sempre é pedido na prova. Se alguém fez a prova eletrônica, por gentileza, comentar.

53 comentários:

  1. ola pessoal, acabei de fazer a prova eletronica em contagem e fui reprovado. a prova realmente esta dificil o tempo é pouco e as perguntas e respostas enormes.
    cai bastante simbologia e dureza portatil rockwell,brinell

    ResponderExcluir
  2. horrível!olha,eles estão pegando tudo que é picuinha das apostilas e colocando na prova...dificil é pouco e olha que eu decorei quase tudo,rs...é bobeira fazer isso,já que quanto mais colocarem gente na área,melhor para eles.Sei que falarão que os profissionais são aqueles que sabem de todos os procedimentos,mas cá entre nós,só a prática é que separa isso dos demais,não acham?eu já trabalho na área e ainda tento a qualificação e digo que ,sem a prática,ninguem chega ao seu destino!tá falado

    ResponderExcluir
  3. Realemnte! Eu tenho uma amiga q realizou a nova prova. Ela ficou por 4 questou, no caso, tirou 31 questoes.
    Ela disse q caiu coisas referentes as normas ASME seção 9 e mts questoes de simbologia. As demais questoes ela disse q foram parecidas com as questoes do Show do milhao.
    Bem, acredito q quem se dedica, estuda sempre nao encontrara grandes dificuldades. Não acredito q esse indice seja de 5%.....e mt poko, sinal de q ninguem, quase ninguem estuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo , vc foi muito feliz em sua colocação , realmente as pessoas não se preparam o suficiente para realizar as provas , muitos nem se quer chegam a realizar a 2° etapa . desiste!!!

      Excluir
  4. Covardia é a mais pura verdade, nem mesmo eu que fiz o curso ns Fbts não passei, acho que tem algum objetivo maquiavelico, talves com mais reprovações entre mais dinheiro, o certo é que a prova teorica esta absurdamente dificil e olha que eu estudei muito, de qualquer forma , não tem jeito estudem so pela postila do fbts , Show do milhão (nem pensar), so a postila do FBTS.

    ResponderExcluir
  5. "TREINAMENTO PARA A PROVA TEÓRICA DA FBTS COM O PROFESSOR CESAR OURO"

    Devido ao grande índice de reprovação e atendendo aos nossos alunos o professor Cesar Ouro vai iniciar o mini curso intensivo, para

    aumentar as chances de obter um resultado positivo na teórica , duração de 40 horas .

    Primeira Turma : 02/05/2011 a 06/05/2011

    Para Maiores informações ou agendamentos ligue nos telefones.

    (21) 8749-9679 OI - (21)8068-0999 TIM

    (21) 8638-0310 OI - (21)7895-7264 NEXTEL

    fonte: www.cesarouro.com.br

    ResponderExcluir
  6. ola
    so queria que alguem do fbts me respodese uma respodese uma coisa como eles querem que alguem passe ne uma proca [teorica ] se e um curso de 200 e poucas horas? primeiro tenhe que munda a forma do curso digo carga horaria
    sera que os n1 qualificados passaria ne uma prova teorica de hoje em dia ?

    ResponderExcluir
  7. Vou ser bem ousado, nem cesar ouro passa nesta prova, mas o cara é bom , merece respeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse ou foi reprovado ou procura colocar culpa em alguem ou bateu a cabeça pra falar que cesar ouro nao passar nessa prova.

      Excluir
  8. uma observação,a fbts, mudou alguma coisa na postila, ela é a referencia nos cursos , a fbts deveria disponibilizar qualquer modificação de seu material para todos , deixando as modificações disponiveis no seu site, sendo ela que autoriza as instituições a darem os cursos de insp. de soldagem. tem esta responsabilidade, (pilantragem), alguem me responde isso?

    ResponderExcluir
  9. Estamos fechando uma turma de retreinamento para prova teórica geral. Interessados devem postar comentário com data da prova e contato para retorno.

    ResponderExcluir
  10. Minha prova foi agendada para o dia 30/junho , fiz o curso fraquíssimo do Cetre em Taubaté-SP em dez de 2009, ou seja, preciso muito de muita ajuda. qualquer dica ajuda. Esta turma de retreinamento será onde e quando?

    ResponderExcluir
  11. A FBTS de hoje peca muito em termos de padronização e formas de preencher os relatórios das próvas, cada Cequal tem um jeito, principalmente a prova de TT, uma das que mais derruba os candidatos, os procedimentos também são diferentes, inclusive o tipo de gráfico, que em SJC no Sequi é o chamado de gráfico reto, eu não acho que isso seja bom para os candidatos a N1.
    Deixo aqui o meu descontentamento com essa instituição,que ao meu ver, hoje está pensando muito mais em faturar do que formar bons profissionais na área.
    valeu!!

    ResponderExcluir
  12. Pois é a prova tah OssoO msm...
    Fiz ela agora 08/06 Noss tah muito dificil...tah caindo bastante SObre n2 quais medidas devem ser tomadas diantes as varias situações, infelismente eu nao passei...Acertei 33 questoes...Pois é Isso msm Por duas questoes eu naum fui aprovadoO...buaaaaaaaa....mas da pra passar

    ResponderExcluir
  13. fiz a Prova Ontem tem questões desde dureza e o que o N2 não pode fazer nos ensaios ,,questões simbologia, questões que diz sobre o aclopador se contamina ou não a peça, e mais coisas quero material para estudar alguem pode me ajudar estou a disposição ,,

    ResponderExcluir
  14. É galera, a prova está osso mesmo! Fiz dia 26/07 em Salvador e fui reprovado. Das mais de trinta pessoas que participaram da prova, nos dois períodos, manhã e tarde, somente uma foi aprovada. Penso que temos que ser bem avaliados pela FBTS, pois iremos trabalhar com equipamentos de grande respondabilidade. Mas que ela deveria disponibilzar um conteúdo programático para a prova como existe em qualquer concurso que se preze. O nível da prova foi para pessoas que tivesse passado por um curso de aproximadamente dois anos, no mínimo.

    ResponderExcluir
  15. rigelcastro@hotmail.com12 de agosto de 2011 às 08:00

    Eai galera, vim só contribuir com informacoes. Fiz a prova teorica na Sede FBTS Rio. Achei super dificil. Caiu muito SIMBOLOGIA (acho q onde me garanti), ATRIBUICOES do inspetor. e o que quase nao estudei e caiu matando foi os TIPOS DE DESCONTINUIDADES mais corriqueiros em cada processo. Felizmente PASSEI na teorica. Fiz semana passada tbm a DT e TT. Tratamente T achei moderada (estudei 5 graficos q tenho e exemplos de procedimentos). Mas, DT acho q reprovei. Poxa, tem uma COLUNA na RelacaoSOQ q eu nao tinha estudado (EPS) e q fikei na maior dúvida. Por exemplo, o PROCEDIMENTO exigia q o soldador fosse qualificado na EPS-1 e processo TIG e lá na RSOQ o soldador-5 tava qualificado no processo TIG mas, na EPS-20 e EPS-22 (exemplo), q era diferente da EPS-1. Pow, eu sei q nao eh variavel essencial, porem fikei na dúvida, e LAUDEI: NAO PODE SOLDAR. (na verdade nem sei se estou certo ou errado kkkk).

    ResponderExcluir
  16. olá candidatos, fiz essa prova dia 19 desse mes, bom pra ser bem sincero não achei tão dificil eu consegui passar na casca com media 7 mas consegui, eu só acho que eles dificultaram bem o grau de entendimento das perguntas, o tempo é bom da e sobra, fiquem atentos com normas pra mim caiu muito sobre ( aisi) ta caindo muito também sobre porcentagens de ligas dos metais, galera fala serio isso é muita coisa pra estudar decorar porcentagens de ligas isso é impossivél, aqui deixo uma dica vão com calma o tempo é bom e não foge nada da apostila, leiam com calma preste bem atenção em simbologia eles estão pegando pesado todas envolve de 3 a 4 linha de referencia envolve parametros e dimensões acompanhado com ensaios de end,então é isso dobre sua atenção na leitura, valeu um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  17. Na primeira vez dei entrada nas sete provas de uma só vez (integral). Passei somente em duas, na TE tirei média 6,7. Da segunda vez vieram com um papo que não podia mais fazer integral, fui fazer somente a TE e tirei 4.4. Estou jogando a toalha, mas não vou fazer como meu amigo que gastou 14 mil e desistiu quieto, vou entrar na justiça e pedir meu dinheiro de volta. Falta clareza na aplicação dessas provas dentre outras coisas as quais pretendo questionar judicialmente.

    ResponderExcluir
  18. Realmente o alto grau de dificuldade de te é desnecessario, ja que temos que fazer 7 provas, porque aumentar o nivel de dificuldade da teorica, so existe uma razão (dinheiro), mais reprovações mais dinheiro, minha contribuição, caiu na minha prova muita simbologia, o que n2 pode pode ou não fazer.

    ResponderExcluir
  19. É GALERA TEMOS QUE ESTUDAR MESMO TEM GENTE ENTRANDO NO MERCADO SÓ POR CAUSA DO DINHEIRO, EU SOU A FAVOR DE MUDANÇAS E AUMENTAR O GRAU DE DIFICUDADES IMAGINEM SE TODO MUNDO PASSAR DAQUI UNS DIAS O INSPETOR DE SOLDA VAI ESTAR GANHANDO MENOS QUE UM SOLDADOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso eu concordo se fosse fácil teriamos mais inspetores do quê soldadores.

      Excluir
  20. Dia 02.09.2011 realizei prova teórica geral, e fui reprovado. O nível está alto, não basta apenas o conhecimento adquirido em função da apostila da FBTS pelo que vi temos que buscar em outras fontes, não adianta estudar tudo de uma vez, separar por tópicos ajuda (Terminologia, simbologia e assim por diante) e quem recentemente ficou reprovado o melhor é começar desde já.

    ResponderExcluir
  21. Fiz sexta passada a prova no centro do rio
    Acertei 38 questoes ;D
    Aconselho estudar muito
    mas nao esta taooo dificil
    estudei por conta propria e passei
    sou tecnico em soldagem
    Estudem as apostilas.. Conversao de unidades..Asme IX ( qualificao de soldadores / operadores e de procedimento de soldagem ) e vc ira passar

    ResponderExcluir
  22. estou muito ancioso esperando para fazer se puder me mandem o que cai mais na prova teorica de conh espec,tratamento term,doc tecn

    ResponderExcluir
  23. ACABEI DE FAZER A PROVA EM BH E FUI APROVADO, FIZ UM TREINAMENTO MUITO BOM, QUEM TIVER INTERESSE ME MANDA UM EMAIL QUE PASSO O CONTATO.

    junio.ccb@bol.com.br

    ResponderExcluir
  24. Gente fiz a prova de Dt e fiquei na duvida , quando não tem nada marcado é para colocar zero? me ajudem .

    ResponderExcluir
  25. Estou preste a fazer a prova teorica quem tiver algo mim ajude Email.: marcosoliveira1975@ig.com.br

    ResponderExcluir
  26. meu e terrivel as provas da fbts ninguem passa nem os professores da fbts não passa posso te garantir

    ResponderExcluir
  27. Fiz a prova teorica(São Paulo) dia 29/10/2011, pela 2ª vez fiquei por duas questões, (acertei 33), ta muito dificil, sem contar as sacanagem do tratamento termico: lápis com ponta grossa, regua de pessima qualidade,caneta falhando, pedem pra vc tirar o relogio,celular,aí fica dificil administrar o tempo, é tudo pra ferrar
    será que realmente as provas são para avaliar conhecimentos ou é mais uma sacanagem?

    ResponderExcluir
  28. fiz a prova eletronica,JOGUEM FORA O SHOW DO MILHÃO!

    ResponderExcluir
  29. Esse blog foi cancelado?o que houve?

    ResponderExcluir
  30. Alguem fez a prova pratrica..como esta? responder no email email julina_scherer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. eu tirei 34 pontos ñ passei e é a terceira vez tinha já passado em doc e tratamentos aff ta dificil mesmo olha q tenho tecnico em metalurgia kkkk osso

    ResponderExcluir
  32. Eu fiz na semana passada no Rio e a turma estava cheia e dois passaram eu acertei 34 e bati na trave infelizmente. Agora tenho que aguardar a demorada remarcação da prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual curso vc fez...quero fazer um curso bomm....claudiocristianobf@hotmail.com

      Excluir
  33. gente gostaria de fazer um bom curso para inspetor de solda n1...vcs poderia me ajudar nisso....estou indeciso em qual entra..me falem o nome de um curso bom...quero fazer e passar.......meu e-mail é claudiocristianobf@hotmail.com me ajudem por favorr....semana que vem quero entrar em um curso...

    ResponderExcluir
  34. gostaria de saber se alguém sabe se o curso da CETRE é bom? Ou se alguém indica outro curso em São Paulo. A FBTS está fazendo um em Guarulhos mas fica muito longe pra mim.

    Grato,

    Luciano

    ResponderExcluir
  35. prova dificil !!!! e pouco tava dificil pra caramba
    q isso sabia quase nada e venho estudando a 2 meses nao esperava esse resultado

    mais na proxima tenho q me da bem se deus quiser

    ResponderExcluir
  36. Galera to terminando o cuso da fbts em Fortaleza vou dar emtrada nas provas do Rj. madem execicios pra mim por favor tenho que estudar o maximo pocivel mandem qualquer conteudo.
    grato a todos
    henriquecerilo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. O problema é que neguinho táh pensando em salério e não no trabalho duro que é ser inspetor, não sou contra as pessoas mudarem de profissão mas aí é o problema o cara é açogueiro, caixa de super mercado, frentista de posto de gasolina e ouve dizer que inspeção em solda dá dinheiro, aí mete a cara e se fo.., se liga manézada tem que estar trabalhando na área de solda ou CQ pois se não é jogar dinheiro fora, se você não tem a rotina de trabalho no CQ ou inspeção não adianta pois os termos técnicos utilizados na inspeção em solda não é pra qualquer um.
    Então é o seguinte faz um curso de inspetor de equipamentos que já sai qualificado, porém, o custo é de aproximadamento R$ 800,00 mensal por um ano.
    Agora tem neguinho escrevendo o portugues brasil todo errado e que passar na prova da FBTS faça-me o favor vai estudar o portugues primeiro
    POCIVEL???

    ResponderExcluir
  38. As provas teoricas são objetivas ou dissertativas?

    ResponderExcluir
  39. HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!
    OLHA O QUE ESSE CARA ESCREVEU, SINTO MUITO BROTHER SE VOCÊ PENSA QUE É ASSIM VOCÊ TÁ É FUD.........
    gente gostaria de fazer um bom curso para inspetor de solda n1...vcs poderia me ajudar nisso....estou indeciso em qual entra..me falem o nome de um curso bom...quero fazer e passar.......
    HAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!
    MEU CHAPA ISSO NÃO É OVO FRITO QUE VOCÊ JOGA NA PANELA QUENTE COM ÓLEO E SAIO PRONTO, VOCÊ VAI TER ESTUDAR E MUITO MAIS MUITO MESMO APÓS O TÉRMINO DO CURSO, O CURSO É SÓ O PRIMEIRO PASSO A GASTAR DINHEIRO "QUERO ENTRAR E PASSAR" HAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    NESTE ANO O COELHINHO DA PASCOA NÃO VEIO ME ENTREGAR O OVO E NEM O PAPAI NOEL ME DEU O QUE EU QUERIA NO NATAL....... O CURSO NÃO FAZ O INSPETOR VOCÊ VAI TER QUE RALAR MEU CHAPA...........
    meu e-mail é claudiocristianobf@hotmail.com me ajudem por favorr....semana que vem quero entrar em um curso...

    ResponderExcluir
  40. Boa noite pessoal, estou a espera da marcação da minha prova teórica, e pelo que estou vendo aqui ela está bem "punk"... se alguém que fez esta prova a pouco tempo estiver com disposição e quiser me dar uma mão com algumas dicas fico agradecido. Abaixo segue meu email para quem puder e quiser ajudar.

    leoklein87@hotmail.com

    Desde já agradeço e desejo a todos uma ótima semana.

    Att

    Leonardo Klein

    ResponderExcluir
  41. Senhores, o grande segredo da área da soldagem é entender os processos e tudo que está associado a solda. Não adianta decorar. O grande problema é que tem muita gente migrando para a área de soldagem sem saber nada da parte técnica. Quando dei aula para a FBTS tive um aluno que era protético. Imagine o que ele sabe de mecânica, resistência dos materias e ciência dos Materiais? Passar na prova não é tão difícil. Difícil é provar as devidas habilidades e competência em um mercado que não aceita erros e nem amadores.

    ResponderExcluir
  42. Passei na prova teórica da FBTS realizada no dia 18/04/2012 com 74% acertei 37 questõe e posso dizer que realmente não está fácil, eu estudei por quatro a cinco horas todos os dias inclusive sabados e domingos durante dois meses, foi muito cansativo e pedi muita ajuda a DEUS para me capacitar, a questão nem é tão elaborada, porém, as alternativas a se escolher é que são muito parecidas se você não tiver atento irá com certeza se confundir, pois nas apostilas não está todo conteúdo exigido na prova, no site da globalst.com.br tem um questionário para estudo e mais tres questionários que irão com certza ajudar e muito, porém, como eu disse no inicio você deverá estudar e muito pois tudo é muito parecido, as vezes uma única palavra é capaz de comprometer a resposta.
    Boa sorte a todos e que DEUS acima de tudo os ajude assim como fez comigo.
    Um poema que também me motivou, porém seja humilde pois sem DEUS no controle nada você será.
    Filosofia do Sucesso

    Se você pensa que é um derrotado,
    você será derrotado.
    Se não pensar “quero a qualquer custo!”
    Não conseguirá nada.
    Mesmo que você queira vencer,
    mas pensa que não vai conseguir,
    a vitória não sorrirá para você.

    Se você fizer as coisas pela metade,
    você será fracassado.
    Nós descobrimos neste mundo
    que o sucesso começa pela intenção da gente
    e tudo se determina pelo nosso espírito.

    Se você pensa que é um malogrado,
    você se torna como tal.
    Se almeja atingir uma posição mais elevada,
    deve, antes de obter a vitória,
    dotar-se da convicção de que
    conseguirá infalivelmente.

    A luta pela vida nem sempre é vantajosa
    aos fortes nem aos espertos.
    Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória
    é aquele que crê plenamente
    Eu conseguirei!
    Napoleon Hill

    ResponderExcluir
  43. Desculpem a sinceridade, mas se observarem bem, metade dos comentários estão repletos de erros de português. Alguns ao ponto de até ser difícil entender o que o cidadão quiz dizer.
    Amigos, não tem milagre!!! Leiam mais e entendam o conceito. E que se qualifiquem os que realmente se esforçam.
    Bons estudos!!!

    ResponderExcluir
  44. boa tarde.. estou fazendo o curso de inspetor de solda..estou precisando de ajuda, por acaso se alguém tiver, como me ajudar me enviem material, ou até dica..obrigada desde já,,..email.. darlyn_melo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de dar um alerta na apostila da FBTS tem coisa errada na SIMBOLOGIA sei porque corrigi em aula com o instrutor e não é pouca coisa, hoje começa PROCESSOS DE SOLDAGEM não sei se não vai aparecer mais coisas errada. FIQUEM ATENTOS a Fbts está vendendo as apostilas e se vc não corrigir no curso ou com quem entende do assunto vc vai estudar errado e com isso levar fumo nas provas.

    ResponderExcluir
  46. Fiz a prova em maio na fbts da praça da bandeira RJ, Tirei 88 na teórica, É só estudar foi tranquilo.
    TT está barbada no senai só dois termopares de linha fina.
    jeancolares12@hotmail.com
    Treinamentos em Poa e grande Poa contata ai.
    TT está barbada no senai só dois termopares de linha fina.

    ResponderExcluir
  47. Jeancolares12@hotmail.com Fica a dica tem que conhecer a o assunto não adianta só decorar, Nosso amigo comentou que se dependesse de conhecimento, Pessoas que já estão a dez anos na área não reprovariam, Pois bem, Ele também não deve ser da área , Ai vai a dica sabichão Tem muita gente na área que não sabe nada principalmente qualificado, O segredo é um só; Estudar para aprender não apenas para passar nas provas.

    ResponderExcluir